Tendências de Marketing Digital para 2020 e estratégias para você aplicar hoje

Tendências de Marketing Digital para 2020 e estratégias para você aplicar hoje

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Estamos na reta final do ano e com isto as tendências de marketing digital para 2020 é um assunto muito discutido.

Mas diferente de muitos sites por a√≠, onde voc√™ vai encontrar uma lista de coisas como ‚Äúbusca por voz‚ÄĚ, ‚Äúpodcasts‚ÄĚ, ‚Äúintelig√™ncia artificial‚ÄĚ, ‚Äúhumaniza√ß√£o‚ÄĚ, etc, vou trazer aqui para voc√™ o que muitos sites n√£o est√£o falando.

E que de fato impactará em suas estratégias de marketing digital para 2020.

O que eu vou te mostrar hoje aqui não somente vai melhorar os resultados do seu marketing no próximo ano, mas também pode lhe colocar em uma posição de destaque diante de seus concorrentes. 

Fiz uma pesquisa muito ampla para trazer estes fatores aqui para você. 

Encontrei poucos sites se aprofundando no assunto, a maioria dos sites falam a mesma coisa.

E muito do que é falado na verdade nem é mais tendência e sim realidade.

Minha pergunta para você é: você quer continuar fazendo a mesma coisa de sempre, ou quer buscar uma posição de destaque?

O que vou lhe mostrar hoje aqui pode colocar o seu marketing em um patamar diferenciado. 

Eu vou te dizer como fazer isto, e em quais canais você realmente deve apostar.

Sem mais delongas, confira as tendências de marketing digital para 2020 para diferenciar seu negócio da concorrência.

Tendências de Marketing Digital para 2020: o Google Analytics já não é suficiente

Não há nada de errado com o Google Analytics, ele é uma excelente plataforma e ajuda muito os profissionais do marketing. 

Você poderá continuar desfrutando desta plataforma, sem problemas algum. 

Mas acontece que o marketing na internet está cada vez evoluindo mais, e com isto acontecem muitas mudanças.

A busca por voz é uma delas, por exemplo, que vem ganhando cada vez mais força.

Com isto diferentes dados passam a ser relevantes para o seu negócio e isto irá impactar em suas estratégias. 

Voc√™ precisar√° de um lugar para armazenar todos estes dados e poder tomar decis√Ķes com base neles.

Com isto, para os próximos anos, ferramentas de business intelligence passam a ser cada vez mais relevantes.

Uma destas ferramentas é o Google Data Studio.

Google Data Studio

Com o Google Data Studio você pode gerar relatórios customizáveis a partir de dados presentes em outras plataformas do Google, como o Google Analytics, Google Adwords e afins.

Qualquer dado que você inserir em uma planilha do Google, também pode ser integrado ao Google Data Studio e ser visualizado através de relatórios personalizados. 

O Google Data Studio permite que você transforme seus dados em um relatório customizado e amigável, incluindo gráficos e atualização em tempo real.

√Č poss√≠vel tamb√©m compartilhar a visualiza√ß√£o destes relat√≥rios e a edi√ß√£o dos mesmos, igual a funcionalidade presente no Google Drive.

Order Bump

Sabe quando voc√™ est√° realizando uma compra e aparece aqueles produtos para voc√™ ‚Äúlevar junto‚ÄĚ?¬†

Isto é uma estratégia de Order Bump. 

Veja por exemplo o site do Mercado Livre, quando cliquei em um an√ļncio de um headset da JBL:

Descendo um pouco na página, aparece isto: 

Este é um exemplo de estratégia de Order Bump. 

Esta é uma estratégia poderosa que permite a você ofertar mais de um produto, complementando o produto principal. 

Isto tudo em apenas um checkout. 

Ou seja, o cliente ir√° fechar o pedido uma √ļnica vez mas ele acabou inserindo mais produtos neste pedido.

Na maioria das vezes você oferece produtos com um preço menor, complementares ao produto principal escolhido pelo usuário.

Fazendo uma analogia simples, √© como ‚Äúcompre uma chuteira por R$100,00 e, por mais R$10,00 leve um par de meias‚ÄĚ.¬†

Entende?

Desta forma suas chances de vender o produto complementar são significativamente maiores, e o seu ticket médio de cada venda poderá aumentar.

Para sites desenvolvidos em WordPress eu encontrei dois plugins que prometem implementar a funcionalidade de Order Bump. São eles: 

Eu n√£o testei ainda nenhum deles, se voc√™ baixar e testar me conte aqui depois se foram √ļteis ou n√£o.

Busca por voz: papo antigo

Quase sempre nas listas de tendências de marketing digital para o ano seguinte, lá estão elas, as pesquisas por voz. 

Papo antigo. Elas também não são mais tendências e sim realidade.

A questão é como você vai inserir as buscas por voz de forma que aumente as suas vendas.

Por enquanto, uma das coisas que você pode já começar a pensar é na otimização do SEO para buscas por voz.

A estimativa para 2020 é que pelo menos 50% das buscas sejam realizadas por voz.

Os avanços na inteligência artificial (AI, sigla em inglês) e no aprendizado de máquina tem causado um grande impacto na forma que interagimos com dispositivos inteligentes e em buscas na internet.

O Google RankBrain é parte do algoritmo inteligente do Google que utiliza aprendizagem de máquina para determinar os resultados mais relevantes para as buscas.

Quando o Google RankBrain encontra uma frase que ele nunca escutou antes, ele faz um ‚Äúpalpite‚ÄĚ sobre o que o usu√°rio quis pesquisar e ent√£o apresenta os resultados mais relevantes.¬†

Esta habilidade de ‚Äúpensar‚ÄĚ torna a intelig√™ncia artificial do RankBrain mais eficaz no tratamento de buscas n√£o esperadas.

Então como você pode começar a otimizar o seu site para as buscas por voz?

√Č o que voc√™ descobrir√° a seguir.

Como otimizar a Pesquisa por Voz: SEO para buscas por voz

Segundo o próprio Google, 20% das pesquisas realizadas no buscador são feitas por voz.

Em um artigo no site Neil Patel eu encontrei mais alguns dados, um deles fala que existem mais de 33 milh√Ķes de dispositivos de voz em circula√ß√£o.¬†

Um gr√°fico mostra o uso de busca por voz por faixa de idade:

Com o crescente aumento nas buscas por voz, otimizar o seu SEO para estas buscas é crucial para o ranqueamento do seu site.

Para começar a otimização do seu site para as buscas por voz, é preciso entender como ela funciona. 

Primeiramente devemos levar em consideração que as buscas por voz costumam utilizar frases longas. 

Os termos utilizados caracterizam mais uma conversa. 

Normalmente as pessoas fazem uma pergunta, por exemplo, imagine que você quer um restaurante. 

Se voc√™ precisar de um restaurante e for realizar uma busca por texto no Google, voc√™ provavelmente utilizar√° termos como ‚Äúmelhores restaurantes‚ÄĚ em ‚ÄúX lugar‚ÄĚ.¬†

Ou ent√£o ‚Äúrestaurantes abertos agora‚ÄĚ.¬†

Mas na busca por voz √© comum que as pessoas fa√ßam mais perguntas, logo a busca poderia ser ‚Äúquais restaurantes est√£o abertos agora?‚ÄĚ.

Isto nos diz que precisamos entender como o p√ļblico fala sobre o nosso neg√≥cio, nossos produtos e servi√ßos.¬†

Precisamos entender quais seriam as perguntas que os usuários fariam caso quisessem encontrar nossos produtos. 

Outro dado relevante que encontrei no artigo do Neil Patel foi que 22% das consultas por voz s√£o para conte√ļdo local.

Isto refor√ßa a import√Ęncia de voc√™ ter um perfil no¬†Google Meu Neg√≥cio¬†(Google My Business, em ingl√™s).¬†

Se você tem um negócio local é indispensável a criação de um perfil na plataforma do Google My Business, para que o seu negócio seja encontrado nas buscas.

Faça um levantamento de palavras para incluir em sua estratégia de SEO, que: 

  • Tenham rela√ß√£o com a forma que as pessoas se referem ao local onde est√° o seu neg√≥cio, o bairro, a rua, pontos de refer√™ncia, etc
  • Coloque ‚Äúperto de mim‚ÄĚ nas suas tags de t√≠tulo, descri√ß√£o, links internos e textos √Ęncoras
  • Nomes de institui√ß√Ķes locais que tenham relev√Ęncia para o seu neg√≥cio

Ao realizarem uma busca na internet os usuários preferem respostas imediatas. 

Por isto entenda que n√£o basta apenas estar entre os resultados.

O ideal é que o seu negócio seja o primeiro.

Dados estruturados

O conte√ļdo relevante para o p√ļblico √© uma das mais efetivas estrat√©gias de SEO, come√ßar por ele √© come√ßar com o p√© direito.

Mas n√£o √© a √ļnica coisa a se fazer.

Existem estratégias que muitos ignoram na hora de otimizar um site. 

Mas que os mecanismos de busca também levam em consideração. 

Uma delas s√£o as marca√ß√Ķes schema, tamb√©m conhecido como dados estruturados.¬†

As marca√ß√Ķes schema n√£o afetam diretamente nos rankings, mas podem colocar o seu site √† frente da concorr√™ncia.

S√£o dados que os usu√°rios n√£o enxergam, mas que ajudam os mecanismos de busca a organizar e classificar o seu conte√ļdo.¬†

O Google usa os dados estruturados que encontra para entender melhor o conte√ļdo da p√°gina, e tamb√©m para coletar informa√ß√Ķes sobre a Web e o mundo em geral.

As buscas no Google também utiliza dados estruturados para ativar recursos e melhorias nos resultados.

Esta marca√ß√£o por exemplo, classifica uma determinada p√°gina como a p√°gina que cont√©m informa√ß√Ķes de contato.

<script type="application/ld+json">
{
  "@context": "https://schema.org",
  "@type": "Organization",
  "url": "http://www.example.com",
  "name": "Unlimited Ball Bearings Corp.",
  "contactPoint": {
    "@type": "ContactPoint",
    "telephone": "+1-401-555-1212",
    "contactType": "Customer service"
  }
}
</script>

Entenda como trabalhar com dados estruturados no assistente de marcação do próprio Google.

E como isto pode ser √ļtil para as buscas por voz?

Quando os usu√°rios realizam buscas locais por voz, por exemplo, informa√ß√Ķes como hor√°rio de funcionamento, contato, endere√ßo, rotas e afins, costumam serem relevantes.

Por isto voc√™ pode utilizar os microdados para garantir que os mecanismos de busca classifiquem estas informa√ß√Ķes em seu site.

Amigável em dispositivos móveis

Não é novidade que seu site precisa ser otimizado para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Aliás a busca por voz é realizada principalmente em dispositivos móveis, então é óbvio que seu site precisa ser responsivo.

Porém não basta apenas ter um site responsivo, você também precisará focar na performance do mesmo. 

Seu site precisa carregar rapidamente, o fator tempo de carregamento é fortemente levado em consideração pelo Google.

Utilize a ferramenta do Google PageSpeed Insights para analisar a performance do seu site.

Com ela você descobrirá os setores do seu site que precisam de atenção, e também entenderá como corrigi-los.

Outra ferramenta que você pode também utilizar para analisar os setores defeituosos do seu site, é a webpagetest.org.

Esta ferramenta lhe mostrar√° como cada elemento afeta seu tempo de carregamento.

Falarei mais sobre otimização mobile em um outro artigo.

Crie publica√ß√Ķes no blog que respondam as perguntas dos usu√°rios

Como já dito anteriormente as pessoas falam na busca por voz palavras diferentes do que escrevem quando a busca é por texto.

Você precisa entender cada vez mais como os usuários se referem ao seu trabalho, seus produtos e serviços, quando estão conversando.

Como eles perguntariam sobre você quando estiverem falando, e não escrevendo.

Desta forma voc√™ pode otimizar conte√ļdos dentro do seu site que respondam a estas perguntas.

N√£o s√£o apenas quest√Ķes que voc√™ pode responder em uma p√°gina de FAQ ou ‚Äúperguntas frequentes‚ÄĚ.

Falo aqui de criar um conte√ļdo espec√≠fico para cada d√ļvida do seu potencial cliente.

Um conte√ļdo relevante que atenda o que sua audi√™ncia procura.

Distribuição de canais de comunicação

O email marketing √© ainda um dos canais mais forte para estabelecer uma comunica√ß√£o direta com o seu p√ļblico, e por fim realizar a venda.¬†

Mas com o crescimento de outros canais, alguns relatos apontaram uma queda na taxa de cliques em emails.

A questão aqui é você diversificar os seus canais de comunicação.

Alguns outros canais como as ferramentas de notifica√ß√Ķes push e os chatbots s√£o excelentes op√ß√Ķes para fazer esta diversifica√ß√£o.

Existem op√ß√Ķes para chatbots que utilizam o Facebook Messenger e podem se conectar pelo Instagram e pelo WhatsApp.¬†

Aqui no blog da SoftWorks n√≥s utilizamos a ferramenta¬†OneSignal¬†para as notifica√ß√Ķes push.¬†

A distribuição nos canais de comunicação é uma tendência de marketing digital para 2020, mas você já pode começar a utilizar hoje.

Construa uma marca memor√°vel

Hoje na internet se existe uma coisa que é fácil de se fazer, esta coisa é copiar.

Você pode ter funcionalidades incríveis em seu site, vantagens tecnológicas em sua empresa, recursos exclusivos, vantagens no marketing, etc. 

Mas uma hora ou outra sua concorrência pode lhe alcançar ou simplesmente lhe copiar.

Algo pode funcionar muito hoje, mas n√£o vai durar para sempre.

Em um vídeo do perfil do Gary Vee no Brasil ele fala que o produto por trás da marca não passa de uma matéria-prima, uma mercadoria. 

Um tênis como qualquer outro que, pode ser produzido por uma outra empresa, e não somente pela Nike.

Mas o que o torna tão adorado e desejado é justamente a força que a marca Nike possui. 

Este é justamente o ponto deste tópico, a sua marca. O branding.

Assuma como meta principal para 2020 construir uma marca memorável. 

Sua concorrência pode lhe copiar em tudo que ela quiser, e pode ter os mesmos recursos que você, pode tentar fazer melhor do que você, mas é a sua marca que entrará para a história.

Uma marca memorável é o que emociona as pessoas.

Que transmite confiança a elas e fazem elas quererem comprar.

√Č uma marca memor√°vel que vai lhe diferenciar dos seus concorrentes.

Como alcançar a diferenciação

Buscar a diferenciação é um passo importante para conquistar um lugar exclusivo na mente dos seus clientes.

As pessoas se identificam com os valores de uma determinada marca, e isto pode lev√°-las a se tornarem fiel a ela.

Não quer dizer que uma determinada marca é melhor, nem pior. Porém para os consumidores a marca passa a ser diferente. 

Na mente do cliente uma marca em que ele confia, que gerou valor para ele, é a melhor marca.

A diferenciação é um conjunto de características, físicas ou não, que faz com que o que você tem a oferecer não seja o mesmo que seu concorrente, e talvez não possa ser copiado.

A diferenciação começa desde a definição da missão de sua empresa, tarefa que responde uma das principais perguntas: por que a sua empresa existe?

Depois ela se expande para os pontos de diferenciação, que são qualidades e benefícios que os consumidores associam com a sua marca, considerando como pontos positivos e que não podem ser comparados com outras marcas.

A Nike por exemplo tem como ponto de diferenciação acreditar que pode fabricar tênis que garantem um desempenho superior.

Estas associa√ß√Ķes que o p√ļblico faz da sua marca, positivas, fortes e exclusivas s√£o cruciais para que sua marca se destaque das demais.

Também existem os pontos de igualdade, estes são conceitos básicos que estarão presentes em qualquer marca, para que seja possível o cliente considerar como uma opção de compra.

Os pontos de igualdade tamb√©m s√£o associados pelo p√ļblico consumidor, mas n√£o s√£o exclusividades de uma √ļnica marca.

Entenda os pontos de igualdade como requisitos mínimos, e os pontos de diferenciação como vantagem competitiva.

Para ser exclusivo e se destacar, você precisa ser o melhor nos pontos de diferenciação.

Determine que pontos ser√£o estes, leve em considera√ß√£o os fatores: relev√Ęncia, distintividade e credibilidade.

Entenda que uma marca pode se diferenciar em 3 diferentes níveis: 

  • As Qualidades da Marca
  • Os Benef√≠cios da Marca
  • Os Valores da Marca

Coloque no papel a missão da sua empresa e procure os pontos de diferenciação.

Para 2020 foque em criar uma marca memorável, este será seu maior diferencial diante da concorrência.

A construção da sua marca memorável também fará com que você ganhe pontos no EAT do Google.

Google EAT

O que é o Google EAT? 

Google EAT √© um acr√īnimo muito usado dentro do SEO, que significa Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade (Expertise, Authority, Trustworthiness, em ingl√™s).

Mas o que isto quer dizer na prática? 

Isto significa que al√©m de se preocupar com a qualidade do conte√ļdo, o Google tamb√©m se importa se este conte√ļdo √© preciso, assertivo.

Ou seja, o buscador n√£o quer s√≥ ranquear conte√ļdo bom, mas tamb√©m garantir que as informa√ß√Ķes passadas aos usu√°rios n√£o sejam imprecisas.

Imagine por exemplo que voc√™ tem um site na √°rea da sa√ļde, de repente voc√™ d√° um conselho aos usu√°rios e ap√≥s segui-los algu√©m acaba se machucando.¬†

Isto n√£o seria nada bom.

√Č por isto que o Google tamb√©m est√° analisando e levando muito em considera√ß√£o fatores como conhecimento, autoridade e confiabilidade.¬†

Conforme você constrói uma marca memorável, mais o Google verá você como autoridade em um assunto. 

Desta forma você ganha pontos com o Google EAT. 

Outras formas de você ganhar mais autoridade são: 

  • Guest posts: Fazer guest posts em sites populares, famosos e j√° considerados autoridades aos olhos do Google, isto ir√° ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca com o tempo.
  • Falar em confer√™ncias: Se inscreva para participar de eventos e para falar neles, tudo isto ao ser publicado em seu site ajudar√° no ganho de autoridade.
  • Pr√™mios e reconhecimento: Receber pr√™mios, participar de premia√ß√Ķes ou publicar livros tamb√©m s√£o formas de fazer com que voc√™ seja visto como uma autoridade.¬†

Todas estas coisas junto com as marca√ß√Ķes schema, far√£o com que o Google entenda que o seu site √© realmente confi√°vel, e tamb√©m √© uma autoridade no assunto.

Ganhos marginais: melhore um pouco em cada √°rea

O jogo do marketing a cada dia que passa fica mais equilibrado. 

Embora muitos produtos tenham crescido no passado usando apenas um canal de marketing, hoje isto não é mais realidade.

√Č verdade que se voc√™ quer ser realmente bom em algo, deve focar nisso e n√£o tentar abra√ßar o mundo todo de uma vez s√≥.

Por exemplo se você vai oferecer um serviço que possui vários segmentos, focar em um apenas pode lhe tornar o melhor naquilo. 

Mas acontece que no marketing não é mais o momento de colocar os ovos na mesma cesta.

Dave Brailsford foi um ciclista profissional, que teve uma grande sacada quando imaginou que se sua equipe de ciclismo melhorasse 1% em todos os fatores que influenciam na prova de ciclismo, o resultado final seria muito superior.

E realmente deu certo. 

O foco de Dave estava no progresso e melhorias contínuas.

Esta técnica ficou conhecida como ganhos marginais

Você precisa identificar pontos que podem ser melhorados dentro de suas estratégias de marketing, oportunidades de melhorias, e começar a executar.

Resumindo, o conjunto de melhorias marginais lhe dará como benefício um ganho maior no todo.

Personalização: a venda é individual

A grande maioria dos visitantes de nosso site ou demais plataformas não é convertida em clientes. 

Sabe por quê? Nem sempre significa que seu marketing esteja errado, ou que estes visitantes sejam pouco qualificados.

Mas pode significar que a sua mensagem não é direcionada para cada um deles.

Entenda, por tr√°s do ‚Äúusu√°rio‚ÄĚ h√° uma pessoa.¬†

E esta pessoa quer ser bem tratada, e com exclusividade. 

Uma pessoa que vai comprar de você não quer perceber que você está vendendo algo para ela e mais centenas de visitantes.

Ela quer ser tratada com exclusividade, a sua mensagem precisa ser personalizada para esta pessoa. 

Assim como quando você entra em uma loja e um vendedor vem exclusivamente lhe atender.

O Mercado Livre é um exemplo de personalização.

Quando eu acesso o Mercado Livre, os produtos que aparecem na primeira p√°gina j√° s√£o personalizados de acordo com os meus gostos.

Produto que eu mais acesso, categorias de produtos que eu mais compro, etc. 

Isto faz com que a pessoa sinta como se a loja estivesse querendo exclusivamente lhe atender, ainda que saibamos que centenas de outros usu√°rios possam estar acessando naquele momento.

O Mercado Livre me mostra o que ele acredita que eu quero ver.

Aprenda e procure cada vez mais personalizar o seu marketing para deix√°-lo com a ‚Äúcara‚ÄĚ dos seus visitantes.

O que a Black Friday de 2019 pode nos ensinar sobre o comportamento do consumidor?

A Black Friday pode nos dizer muito sobre como o consumidor se comporta na hora de comprar pela internet. 

Em um artigo que li recentemente onde tratava das 5 verdades da temporada Black Friday, achei alguns dados interessantes e ent√£o resolvi trazer para este post.

Acredito que ficar de olho nestes dados muito nos diz à respeito das mudanças do marketing digital principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor na internet.

Por isto é válido prestar atenção e anotar tudo isto para preparar o seu marketing para o próximo ano.

Os dados que compartilharei aqui com você representam comportamentos dos usuários na hora de comprar pela internet e isto é tão importante quanto as tendências de marketing digital para 2020.

A Black Friday é momento de vender mais

Esta afirmativa parece óbvio, mas não é tão simples assim como parece. 

Estamos falando sobre algo mais al√©m do n√ļmero de vendas. Falamos da mudan√ßa favor√°vel no comportamento das pessoas na internet.¬†

Uma pesquisa realizada pelo Google mostrou que praticamente todos os usuários que responderam já conheciam a Black Friday e 70% deles já haviam comprado antes.

No de 2019 todos pretendiam comprar novamente. 

A intenção de compra cresceu em 58% em relação ao ano de 2018. 

Em média o que um consumidor pretendia gastar na Black Friday girava em torno de R$1.330,00.

E além disto a pesquisa do Google ainda revelou que as pessoas entendem que a Black Friday não se trata de apenas um dia. 

Muitos já esperam a semana da Black Friday, ou um mês de promoção e também ficam aguardando o pós-data, como outro dia forte em vendas.

A Black Friday mostrou que o marketing precisa ser multicanal

A preferência de compra na internet no período de Black Friday é superior as lojas físicas. 

Por√©m um grande dado surgiu neste √ļltimo ano.¬†

4 em cada 10 pedidos utilizaram a opção de retirar o produto na loja. 

Isto parece ser a bola da vez. 

Muitas vezes devido ao alto custo do frete, esta pode ser uma opção mais barata e até mais rápida. 

Por isto se o seu negócio tem um ponto físico, utilize isto a seu favor.

Um exemplo disto é a Magazine Luiza, eu mesmo já realizei mais de uma compra no site deles e solicitei a retirada na loja.

Expansão de produtos e serviços

A Black Friday mostrou que novas categorias de produtos ganharam espa√ßo nas inten√ß√Ķes de compras.

E o crescimento não foi pouco, confira: 

  • Ve√≠culos: crescimento acima de 300% nas inten√ß√Ķes de compra
  • Planos de celular: mais de 250%
  • Im√≥veis: mais de 200%
  • Servi√ßos financeiros: mais de 200%
  • Bebida n√£o alco√≥lica: mais de 200%
  • Alimentos: mais de 150%
  • Cursos: mais de 133%

Outro dado revelado nesta √ļltima Black Friday √© que as pessoas est√£o se preocupando cada vez menos com o pre√ßo.¬†

Isto significa que ele não é mais o principal fator decisivo na hora de comprar um produto ou serviço.

Na verdade, 54% dos fatores de escolha não estão relacionados com o preço.

  • 41% preferem condi√ß√Ķes de pagamento e parcelamentos especiais
  • 26% procuram por cupons de desconto
  • 23% buscam pela op√ß√£o de comprar online e retirar o produto na loja
  • 11% preferem sites que aceitam cashback
  • 11% querem servi√ßos que oferecem assinaturas
  • 10% buscam por pontos de programa de fidelidade

Você consegue enxergar quão importante todos estes dados são?

Veja quantas oportunidades de você olhar para o seu produto ou serviço e encontrar formas de aperfeiçoar sua oferta. 

E desta forma você poderá estar atraindo mais consumidores.

Conquiste clientes na Black Friday

Não é só um momento para vender mais, mas sim é hora de conquistar clientes. 

Se você souber o que e como fazer, você pode estar conquistando muito mais clientes no período da Black Friday. 

Leve isto como uma grande tendência de marketing digital para 2020: buscar formas de conquistar clientes aproveitando a Black Friday.

Eu lhe mostro por quê.

Segundo a mesma pesquisa realizada pelo Google, 71% dos usu√°rios fizeram ao menos uma compra em lojas diferentes nesta Black Friday, do que costumavam comprar em outras edi√ß√Ķes.

33% dos usu√°rios compraram de marcas/lojas que n√£o conheciam.

Os fatores levados em consideração pelas pessoas no momento de comprar, de empresas que não conhecem: 

  • 42% levam em considera√ß√£o se a marca transmite confian√ßa
  • 38% observam a boa reputa√ß√£o
  • 28% prestam aten√ß√£o no bom atendimento
  • 28% se o site √© f√°cil de comprar (experi√™ncia do usu√°rio)
  • 25% se a marca √© conhecida
  • 22% one-stop shop (se a pessoa encontra tudo o que precisa no mesmo site)

Com todos estes dados que a Black Friday trouxe acredito que você já possa ficar preparado para 2020 e desde já pense em estratégias para o seu marketing digital.

Como começar 2020 com o pé direito no marketing

Aposte em diferentes canais e plataformas de marketing digital para 2020, e tenha tecnologias que possam exibir visualmente a você todos os dados resultantes de suas estratégias.

Busque centralizar estes dados em um só lugar para que assim seja mais fácil mensurar, analisar e gerar relatórios.

Otimize seu site para as buscas por voz, pois elas s√≥ tendem a crescer cada vez mais. Fique de olho tamb√©m em qualquer novidade em que a busca por voz tenha impacto direto nas vendas (convers√Ķes).¬†

Um exemplo disto seria uma funcionalidade em que o usu√°rio utilizasse de alguma forma a busca por voz no checkout de uma compra.

Lembre do Google EAT. Foque em construir uma marca memorável em 2020, pois este será o diferencial que jamais um concorrente seu irá roubar ou copiar.

O Google EAT é o caminho: conhecimento, autoridade e confiabilidade. Isto fará a sua marca ser memorável.

Lembre-se dos dados estruturados, das marca√ß√Ķes schema, uma estrat√©gia n√£o muito impactante mas que por ser ignorada por muitos pode ser um diferencial para o seu SEO.

Não esqueça também dos ganhos marginais, procure pontos em todas as suas estratégias de marketing digital que possam ser aperfeiçoados, e faça pequenos ajustes.

Faça disto um hábito e tenha como resultado um desempenho do marketing como um todo no final.

Utilize todos os ensinamentos que lhe mostramos aqui da Black Friday de 2019 para já pensar em suas estratégias de marketing digital para a BF de 2020.

Eu tenho certeza de que se você colocar em prática um pouco de cada um destes pontos que trouxemos neste artigo para você, seus resultados e sua vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes aumentará muito.

Estes foram alguns pontos que pesquisei e separei como tendências de marketing digital para 2020. 

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Para encerrar fique com a retrospectiva do ano de 2019 nas buscas do Google.

Forte abraço e até a próxima.

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Oi, sou o Gustavo. Estou passando para te desejar uma excelente leitura! ;)