Skip to main content
TÉCNICAS DE ATENDIMENTO E ABORDAGEM SAIBA COMO SUPERARAS PRINCIPAIS BARREIRAS NAS NEGOCIAÇÕES E SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

TÉCNICAS DE ATENDIMENTO E ABORDAGEM: SAIBA COMO SUPERAR AS PRINCIPAIS BARREIRAS NAS NEGOCIAÇÕES E SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Ser um empreendedor de sucesso, vai muito além de ter ideias e força de vontade. Aqui no blog possuímos diversos materiais que falam sobre como ser um empreendedor de sucesso.

Falamos sobre etapas importantes desde a decisão de empreender, até os primeiros desafios.

Não imagine você que é simples assim, decidir ser empreendedor e tudo começará dar certo agora. Jamais. Existem diversas coisas que precisam ser analisadas.

Você precisa estar realmente determinado em iniciar uma jornada rumo ao sucesso com o seu Negócio. Muito mais que isto, você precisa estar comprometido com o sucesso.

Um dos primeiros passos e talvez o mais difícil é o da decisão. Pode parecer simples para você, querer empreender, saber que você vai ser um empreendedor.

Mas a verdade é que muitas vezes falamos que queremos, que vamos ser, mas lá no nosso subconsciente, lá dentro do nosso ser, ainda não tomamos esta decisão.

A decisão precisa ser pura, ser real. A decisão de empreender está vinculada ao comprometimento.

Se fosse tão simples, existiria diversos empreendedores e quase todo mundo teria sucesso, não acha?

Após ter ideias, força de vontade e realmente ter decidido por esta jornada rumo ao sucesso como empreendedor, chega então a hora do fazer.

O momento do fazer apresenta também seus diversos obstáculos. O primeiro deles, é que nada é como parece.

As pessoas acreditam que empreender é viver numa boa, é um privilégio, é algo que somente quem já possui dinheiro pode fazer.

Nada disto é verdade. Ser um empreendedor é, principalmente no começo, se comprometer com uma carga muito maior de trabalho. Ter o próprio Negócio, muitas vezes ainda no começo dele, é assumir a responsabilidade de ser o “faz tudo”, até que você possa montar sua equipe.

Não existe nenhuma “vida boa” aqui no sentido de que ser empreendedor é ficar de pernas para o ar, é mandar, é privilégio. Empreender é sinônimo de muito trabalho.

Outro obstáculo que um empreendedor enfrenta no começo são os matadores de sonhos, aquelas pessoas que serão as primeiras a chegar para você e dizer: “sai dessa, não vai dar certo”, “eu acho que você deveria arrumar um emprego”.

A maior decepção de um empreendedor no início de sua jornada talvez seja a falta de apoio daqueles que são próximos em sua vida.

Outro obstáculo é a parte técnica. Do que se trata o seu Negócio? Você possui domínio sobre o assunto? Você é bom e ama o que você faz?

Você como empreendedor inciante, provavelmente terá que ser o responsável pela produção, pela entrega, e também pelas vendas.

Vendas muitas vezes são um problema, vender nem sempre é fácil e/ou não são todos que nascem com este dom.

Acontece que se você é um empreendedor e o seu Negócio não fecha parcerias, vendas, ele nem sairá do lugar.

Não basta ser bom e amar o que você faz, você por um momento precisará aprender habilidades que ainda não domina. Senão poderá estar encerrando a jornada que recentemente começou.

É justamente sobre vendas que venho falar aqui neste artigo, este será o primeiro de alguns artigos sobre este tema que publicarei aqui no blog da SoftWorks.

Vender é uma habilidade que você precisará ao menos se familiarizar, se quiser que a sua Empresa vá para frente.

Ao lidar com vendas, existem 3 desafios básicos que praticamente todo empreendedor enfrenta ou já enfrentou, neste artigo você conhecerá estes desafios e saberá como superá-los.

Antes de continuar, garanta sua vaga em nossa lista de leitores e receba exclusivamente e de graça todos os nossos materiais e novidades por e-mail:

________________________________________________________________________________

QUERO RECEBER!!!

________________________________________________________________________________

Desafio 1: a desculpa do tempo

Durante uma negociação poderão existir diversas objeções, mas 3 delas são principais e acontecem ou já aconteceram em algum momento com todos os vendedores.

A primeira dela é a famosa desculpa do tempo.

Você ouvirá muito em sua jornada a seguinte frase daquele que você julga um potencial cliente: “Não tenho tempo agora”.

Quando você tenta se conectar com alguém, de modo geral, é comum surgir esta desculpa por parte da outra pessoa.

Para que você consiga driblar esta situação, faça o seguinte:

  • Não insista, você poderá irritar a outra pessoa e acabar com qualquer outra tentativa de contato.
  • Desperte o compromisso: pergunte para a pessoa para quando vocês poderiam agendar a conversa, e qual o melhor horário.
  • Seja criativo, acrescente em seu argumento um tempo curto de duração para a futura conversa, exemplo: quando você teria 2 minutos para conversarmos e qual o melhor horário?
  • Esclareça brevemente o motivo da conversa, enfatizando a importância dela e algum benefício real para a pessoa.

Desafio 2: transferindo a negociação para o e-mail

No desafio dois, você provavelmente passará por situações em que o cliente lhe pedirá: “você poderia me mandar as informações por email?”

O que acontece aqui é que o seu e-mail poderá cair no esquecimento, ou talvez nem ser aberto, ou ainda se você enviar muita coisa o cliente não vai ler tudo.

Para resolver este desafio, faça o seguinte:

  • Diga ao seu cliente que sim, você enviará as informações por e-mail.
  • Mas para isto, ocupe-se em qualificar o seu cliente antes com algumas perguntas.
  • Crie um compromisso com o cliente, para ter a certeza de que ele abrirá seu e-mail e lerá todas as informações.
  • Quanto mais você coletar antes de enviar o e-mail, menos assunto para o mesmo.
  • Deixe para o e-mail o mínimo de compromisso possível, o melhor seria apenas para troca de documentos e fechamento.

Desafio 3: A desculpa da situação atual

Esta é clássica, qualquer leigo que já vendeu alguma coisa um dia já ouviu. Você como Empreendedor e vendedor ouvirá, não há escapatória.

Mas há como vencer esta desculpa.

Você ouvirá muito a seguinte desculpa: “Estou sem dinheiro no momento”, ou “estou sem dinheiro/orçamento este ano”, ou ainda “estou sem dinheiro este mês, a coisa ta feia”.

Já dizia o grande mestre Steve Jobs, e eu admiro muito ele:

Jamais revele o seu preço, sem antes entenderem o seu valor.

Clássica frase e inteligentíssima. E faz todo sentido, você entenderá porque agora quando descobrir como driblar este terceiro desafio:

  • Você controla a negociação, não o seu cliente, portanto responda na mesma hora que você possui conhecimento da situação atual, inclusive outros clientes seus também estavam com este problema.
  • Diga que você está aqui para ajudá-lo a enfrentar esta realidade.
  • Use novamente a estratégia do tempo curto: “tudo o que pedi para os outros clientes foram 3 minutos para que eu entendesse a situação deles e descobrisse a melhor forma de ajudá-los”.
  • Para selar a negociação, questione: “poderia me conceder 3 minutos para que eu possa ajudar você também?”.

#finalizando

Com o estudo das estratégias corretas para argumentar com seus potenciais clientes, quando você ouvir alguma destas 3 desculpas básicas, você conseguirá fechar muitos negócios.

Estas respostas e acima de tudo, um serviço de valor que você tenha a oferecer, trarão muito mais oportunidades e sucesso para a sua jornada como empreendedor.

Lembre-se sempre de enfatizar o real valor dos seus serviços e produtos, de possuir estratégias incríveis ao seu lado, e ser honesto acima de tudo.

Desejo-lhe boa sorte em sua jornada e que você possa ser um empreendedor de muito sucesso.

Até a próxima. Abraço!

 

Gostou do artigo? Então receba materiais como este e novidades diretamente em seu e-mail, é grátis!

________________________________________________________________________________

QUERO RECEBER!!!

________________________________________________________________________________

Recommended For You.

COMO FATURAR R$150.000,00 COM UM ARTIGO NO BLOG DA SUA EMPRESA – CONHEÇA O POTENCIAL DO MARKETING DE CONTEÚDO E ALAVANQUE SEU NEGÓCIO NO MERCADO
Será mesmo possível ganhar muito dinheiro com conteúdo na Internet? Quais seriam os tipos de conteúdo? Porque isto geraria dinheiro para minha
Gustavo Machado

Gustavo Machado

Diretor e Fundador em Ti SoftWorks
Potencializamos Negócios e podemos colocar o seu em outro patamar!

3 pilares - 3 "Vs":

-Visibilidade
-Valor
-Vendas

Nosso blog está recheado de dicas para aproximar você de Inbound Marketing e ajudá-lo a alavancar a sua empresa no Mercado.
Gustavo Machado
Compartilhe com os seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone