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O QUE É FUNIL DE VENDAS? CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DELE PARA QUE O SEU NEGÓCIO VENDA MAIS

O trabalho de Inbound Marketing para potencializar o seu Negócio e fazer com que ele venda mais, que você pode conhecer mais aqui neste artigo, é desenvolvido respeitando um processo. O sucesso deste trabalho, ou seja, os resultados, se dá quando o processo é realizado da maneira correta.

O processo no qual me refiro é o que chamamos de Funil de Vendas. No artigo de hoje você vai entender mais sobre este assunto e descobrir como que a sua Empresa passará a vender muito mais após implementar este sistema.

A Internet é sem dúvidas o maior mecanismo de comunicação, acesso a informação, relacionamento e conhecimento. Uma realidade bombástica que conecta milhões de pessoas diariamente. Dentro dessa realidade existe uma oportunidade gigante para as empresas, e ela pode ser resumida em algumas palavras: divulgação, visibilidade, clientes, vendas, valor, potencialização, fidelização. Oportunidade tão grande e valiosa que as vezes fica difícil acreditar no quão incrível é isso.

Essa potencialização é o resultado do nosso trabalho, o fruto de nossos esforços. Trabalhamos para que a sua marca seja relevante para todas as pessoas que utilizam a internet e pesquisam antes de comprar algum produto. Acredite, hoje pelo menos 74% das pessoas utilizam a internet como meio de pesquisa antes de tomar a decisão de adquirir determinado produto ou serviço.

A indústria do Marketing Digital nos Estados Unidos movimenta mais de 62 bilhões de dólares, esse resultado todo é dado devido a duas grandes atividades que são trabalhadas: o tráfego de clientes e a otimização de clientes.

Agora você saberá algumas coisas importantíssimas que faram você pensar no futuro do seu Negócio, a seguir você entenderá:

  • Que estratégias são tomadas para desenvolver um tráfego de clientes
  • Qual o objetivo da otimização de clientes
  • Quais são as etapas do funil de vendas
  • Como sua Empresa chegará em um outro patamar após implementar o Inbound Marketing

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Agora que você já é VIP vamos lá, conheça a importância do funil de vendas para que o seu Negócio venda mais.

Tráfego de Clientes

venda mais conquistando um tráfego de clientes

São estratégias tomadas para atrair um tráfego relevante de pessoas em suas mídias online, que se interessam no seu conteúdo e portanto seguem a sua marca.

Utiliza-se como canais para a geração de tráfego as Redes Sociais, através de um fluxo de publicações inteligentes, o e-mail marketing para estabelecer um relacionamento com o seu público, desta forma trazendo-o novamente para suas mídias consumir novos conteúdos.

Anúncios impulsionados, links patrocinados, também são estratégias utilizadas para atrair pessoas para os seus canais, contribuindo assim para o aumento do tráfego. Não poderíamos deixar de citar também as estratégias de SEO (search engine optimization – otimização dos motores de busca), entenda mais aqui.

Das estratégias utilizadas para a aquisição de clientes, a mais efetiva de todas é o e-mail marketing. Muitas pessoas pensam que e-mail é um mecanismo ultrapassado, se enganam. O e-mail é responsável por estabelecer um relacionamento mais próximo com as pessoas e então fidelizar o público à marca. Sem contar que as conversões em vendas através do e-mail marketing são muito maiores.

Otimização de clientes

otimize seus clientes para poder vender mais e alavancar sua empresa

Tão importante quanto gerar um tráfego de usuários interessados nos produtos e serviços da sua Empresa, é otimizar este tráfego. Nesta parte as atividades realizadas focam em melhorar a experiência dos usuários e então facilitar ainda mais a conversão destes em clientes.

Algumas ações tomadas nesta parte são:

  • Centralizar o projeto com foco no usuário e na usabilidade;
  • Otimizar a performance das suas páginas, mídias, ferramentas, etc;
  • Realizar testes;
  • Focar nos dados gerados pelo Google Analytics;
  • Focar na satisfação dos consumidores;

As estratégias de geração de tráfego combinadas com a otimização destes usuários resultará em uma maior probabilidade de você converter estes usuários em oportunidades de venda. Por isso é importante que a agência que cuidará do seu Inbound Marketing possua um processo bem elaborado e planejado, para que assim possa então maximizar de fato o faturamento do seu Negócio dentro de um período de tempo.

Neste processo, está incluso o que chamamos de funil de vendas, a seguir, conheça mais sobre algumas etapas do funil.

Planejamento e desenvolvimento de conteúdo

conteúdo é a chave para que o seu Negócio engaje uma audiência e suba para um outro patamar

Um conteúdo relevante é a chave que você ganhe a permissão de vender. Vivemos na era da informação, portanto se você quiser ser gigante e colocar a sua Empresa em um outro patamar utilizando as estratégias do Marketing Digital, você precisará ter informação, ter conteúdo.

O Conteúdo é como um combustível que fornece a entrada de parcerias com outros sites, com interesse em suas páginas, que atrai usuários que navegam na internet realizando pesquisas e buscam por produtos e serviços que podem ser o que sua Empresa tem a oferecer.

O conteúdo é tudo, é a chave para o sucesso. Se a sua Empresa não produz conteúdo ela está estagnada, ela não está na era da informação. Você deve investir em conteúdo se realmente deseja colocar o seu Negócio em um outro patamar e fazer com que ele venda mais.

Conteúdo é como o início de uma conversa, de uma negociação, e também pode ser comparado a resolução de algum problema do seu público, de formar gratuita, fazendo com que assim ele se interesse e siga a sua marca.

Outro detalhe: esta é a única maneira de desenvolver uma forte presença para a sua marca nos motores de busca, como o Google. Nesta primeira parte do funil é desenvolvido um planejamento e nele inclui-se conhecer o Negócio, detectar tópicos relevantes, pontos positivos dos produtos e serviços para que assim sejam transformados em conteúdo na internet.

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Alcance e visibilidade – explorando o público potencial

Tenha uma visibilidade gigante e assim faça com que sua empresa venda mais

Nesta parte a presença digital da sua Marca já foi desenvolvida e o conteúdo já está respeitando um fluxo de desenvolvimento, um processo, com atualizações periódicas. Após estudar tópicos relevantes para a produção de conteúdo, nesta parte você já está buscando uma visibilidade com a “mão na massa” seja nas Redes Sociais, bem como nos motores de busca, blogs, etc.

Engloba-se nessa parte também o impulsionamento de publicações com o objetivo de promover o seu conteúdo, seus materiais, e assim buscar um alcance maior.

Algumas informações mensuradas nessa etapa são:

  • Seguidores e fans
  • Visitantes/Acessos
  • Links de entrada (que apontam para os seus materiais)

Ação – a decisão de compra está sendo criada

Decisão é o momento em que você possui clientes que agregam valor no seu produto, portanto você passará a vender muito mais

Agora que existe um planejamento, a agência já conhece a sua Marca, seus produtos e serviços, por isso já foram separados tópicos para iniciar a produção de conteúdo e estes já estão gerando tráfego, visibilidade e um bom alcance, então o funil começa a entrar em uma etapa mais interessante, mais estreita.

Seu público já acompanha sua Marca, você está aumentando visitas, seguidores, mantendo-os atualizados e produzindo muito conteúdo. Portanto aqui começam a aparecer oportunidades, pessoas que já confiam na sua marca devido aos materiais que você produz e eles consomem. Devido aos problemas que estas pessoas possuem e que seu conteúdo resolve.

Nesta parte 60% da decisão de compra por parte do seu público começa a já estar estabelecida, afinal eles confiam em você e gostam do que acompanham. O seu conteúdo aqui já é muito relevante para esse público, ele causa inspiração, é útil, soluciona parcialmente os problemas.

Nesta parte do funil de vendas então podemos dizer que a sua Empresa está ganhando uma permissão para fechar uma venda futuramente. Os dados que são mensurados aqui são:

  • Tempo de permanência no seu site;
  • Compartilhamentos, comentários, curtidas;
  • Conversões de leads;

Venda – transformar oportunidades geradas em vendas

Oportunidades geradas no Inbound Marketing convertem-se em vendas

Foi desenvolvido um excelente trabalho até aqui então neste momento sua Empresa possui reais oportunidades em mãos, chegou a hora de transformá-las em vendas.

Este é o momento de transformar seu investimento em marketing em receita, desenvolver o re-marketing e planejar o disparo de e-mails para garantir relevância à etapa de compra. O foco aqui é trabalhar o consumidor para que ele torne a comprar novamente. Analisaremos os seguintes dados:

  • Pedidos/Vendas;
  • Receita gerada;
  • Valor médio dos pedidos;

Por fim passamos para a última parte do nosso funil, o engajamento, onde será fornecido um apoio ao consumidor.

Engajamento – apoio ao consumidor

A fidelização do seu público resultará na obtenção de cada vez mais clientes, a potencialização do seu Negócio será gigante.

Consumidores emocionados, satisfeitos com suas aquisições, com os produtos da sua empresa, são como a chave do sucesso do seu marketing em Mídias Sociais.

Nesta parte você poderá provar para as demais pessoas que o seu produto ou o seu serviço impactou na vida de quem já adquiriu-os. Clientes fidelizados e satisfeitos trazem automaticamente mais clientes para o seu Negócio.

Este é o momento de você repetir vendas, conquistar indicações e assim conquistar números cada vez maiores. Alguns pontos que podem ser analisados nesta etapa são:

  • Novas compras
  • Feedbacks de consumidores
  • Indicações

#finalizando

O objetivo deste artigo foi transmitir para você um pouco da maneira como funciona o funil de vendas, como esta parte do processo de Inbound Marketing se relaciona com o seu público na internet e vai estabelecendo um envolvimento com o mesmo.

Você pode perceber neste artigo que grande parte destas estratégias estão focadas em trabalhar o emocional dos clientes, principalmente a fim de que as pessoas possam agregar valor à sua Marca, pois é dessa forma que confiarão de verdade nela e passarão a comprar seus produtos e serviços.

Todas estas etapas trabalhadas de forma inteligente, respeitando o processo completo e o planejamento inicialmente desenvolvido, acarretará na maximização das suas vendas, da sua base de cliente e na potencialização do seu Negócio.

Nós da SoftWorks trabalhamos para potencializar sua Empresa, com o objetivo de que o seu Negócio venda mais, maximize a base de clientes, e para isso nós trabalhamos com o Inbound Marketing. Se você deseja entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e como isso colocará o seu Negócio em um outro patamar, deixe seu comentário no final deste artigo, e ingresse em nossa lista VIP clicando aqui, seus dados de contato estarão seguro e nós entraremos imediatamente em contato com você para lhe ajudar. 💼📈

Espero que este artigo tenha impactado de alguma forma positiva no seu dia e levado um pouco mais de conhecimento para você, desejo-lhe um forte abraço e muito sucesso em sua jornada.

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Gustavo Machado

Gustavo Machado

Diretor e Fundador em Ti SoftWorks
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Gustavo Machado
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